Tsunami atinge ilha indonésia de Sulawesi após terremotos

Pessoas morreram atingidas por escombros de prédios que desabaram, mas ainda não há balanço preciso. Terremoto de magnitude 7,5 provocou ondas de até 2 metros na região de Palu.

Uma série de terremotos abalou a ilha indonésia de Sulawesi nesta sexta-feira (28) e levou à formação de um tsunami que varreu casas em pelo menos duas cidades. As ondas chegaram a até 2 metros, e depois recuaram, segundo funcionários do governo.

As autoridades confirmaram que há mortos após a passagem do tsunami, mas ainda não existe um balanço oficial.
A Indonésia havia declarado um alerta de tsunami após o mais forte dos terremotos, que registrou magnitude 7,5, mas o suspendeu cerca de meia hora depois. O abalo foi seguido por vários tremores, incluindo um de magnitude 6,7.

O porta-voz da agência indonésia para desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse em uma entrevista na TV que o tsunami atingiu praias em Palu, que é capital da província de Sulawesi, e a vizinha cidade pesqueira de Donggala, mais próxima do epicentro do terremoto, a 27 km de distância.

Mais de 600 mil pessoas vivem nas duas cidades.

“O terremoto e o tsunami causaram várias vítimas … relatos iniciais mostram que vítimas morreram nos escombros de um prédio que caiu”, disse a repórteres. “O número de vítimas e o impacto total ainda estão sendo calculados.”

Ele afirmou ainda que o desastre causou uma queda de energia que interrompeu as comunicações em Donggala e áreas adjacentes. O Ministério das Comunicações está trabalhando para reparar 276 estações de eletricidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.