Spotify completa 10 anos como ‘salva-vidas’ da indústria fonográfica

O Spotify continua sendo o serviço de áudio online “mais popular do mundo”

O famoso aplicativo sueco de streaming de música Spotify completa 10 anos neste domingo (7) como “salva-vidas” da outrora florescente indústria fonográfica, que foi gravemente prejudicada pela pirataria na internet.

Com 35 milhões de músicas em seu catálogo, o Spotify continua sendo o serviço de áudio online “mais popular do mundo”, com uma comunidade de 180 milhões de usuários.

Destes, 83 milhões são assinantes que pagam pelo serviço, que está presente em 65 mercados do planeta. Em março, a plataforma chegou à África do Sul, o que representou seu lançamento no continente africano.

O aplicativo também é o serviço que mais proporciona retorno econômico até hoje à indústria musical, com US$ 9,2 trilhões em 31 de dezembro de 2017.

Por cada usuário, a plataforma paga US$ 20 a selos e gravadoras, enquanto o YouTube, outro nome gigante do ‘streaming’, remunera os artistas com menos de um dólar.

Com a tecnologia de ‘streaming’, o consumidor de música não precisa mais adquirir um disco completo se estiver interessado em apenas uma canção, uma situação semelhante ao que acontecia quando as gravadoras lançavam álbuns e singles em suporte físico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.