Os motoristas já podem usar a versão eletrônica da Carteira Nacional da Habilitação

Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo está disponível em celulares iPhone (iOS) e com o sistema Android. Para utilizar o recurso, é preciso se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran. O procedimento é relativamente simples, mas requer autenticações emitidas pelo Detran caso não possua um certificado digital.

Com uso do sistema QR Code (códigos de barras escaneáveis), o acesso ao documento não requer o uso de Internet e pode ser feito por meio da aplicação Lince, também criada pelo Serpro. Esse é o primeiro documento de identificação civil com representação digital válido em todos os estados. O recurso está disponível desde fevereiro de 2018.

Como obter a CNH Digital
O serviço virtual da CNH só pode ser solicitado por quem teve a carteira emitida a partir de maio de 2017. Apenas os documentos impressos nessa data em diante passaram a ter, na parte de trás, o QR Code, tecnologia usada no app. Depois, basta acessar o Portal de Serviços do Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/cnhdigital/adesoes) e ir em “Cadastro”, preencher os dados solicitados e ativar o serviço, a partir de um código de autenticação enviado por e-mail.

Ao entrar pela primeira vez no CNH Digital será necessário esse código, além da criação de um senha com quatro dígitos. Quem tiver dúvidas, pode assistir às instruções sobre a CNH Digital em “Tutorial”, na página inicial do site. Caso desejem obter a CNH Digital sem sair de casa, os motoristas precisarão do certificado digital. Quem desejar ter o comprovante, deve ir ao Detran responsável pela expedição da CNH.

Para CNH sem QR Code
Carteiras emitidas antes de maio de 2017 não têm QR Code e, portanto, os condutores precisam pedir uma segunda via do documento. Para isso, devem ir ao Detran, solicitar uma nova cópia (cujo custo é de R$ 42,42) e atualizar número de celular e endereço de e-mail. Assim que a CNH estiver impressa, basta seguir os passos de autenticação. Com todas as exigências cumpridas, a carteira de motorista passa a valer também pelo celular.

Certificado Digital
Não é obrigatório ter o certificado digital para obter a CNH Digital. Porém, ele é necessário para o que processo seja realizado pela Internet, sem precisar comparecer ao Detran. Os usuários interessados em tirar o próprio certificado digital devem procurar uma empresa certificadora, que pode cobra a partir de R$ 164,00 pelo serviço. Por outro lado, para aqueles que já possuem a declaração, o processo pode ser feito todo digitalmente e de graça.

Caso não queira pagar pelo e-CPF, o pedido da CNH Digital pode ser feito em um posto do Detran levando a CNH original. Mas o cadastro no site do Denatran continua sendo necessário, pois ele informa o código para usar no aplicativo CNH Digital.